Confira aqui o regulamento do Concurso de Fotografia Automotiva 2012
Powered by MaxBlogPress  

// Home » Textos » Matérias » Peugeot RCZ

Matérias

Peugeot RCZ


Gostou deste artigo? Compartilhe!


A matéria desta semana é composta de um dos últimos lançamentos automotivos no Brasil, o cupê RCZ.

Apresentado ao público brasileiro no último Salão do Automóvel, o RCZ foi uma das atrações no estande da Peugeot. O lançamento oficial aconteceu este mês e marca a entrada da Peugeot em um segmento o qual ainda não estava presente. O primeiro lote com 200 unidades do modelo já está disponível no showroom das concessionárias. No Brasil, o RCZ é vendido em versão única e o valor pedido é de R$ 139.900.

DESIGN

Este é um dos pontos fortes do cupê esportivo 2+2, cujas linhas a primeira vista lembram um dos seus concorrentes, o Audi TT. Mas um olhar mais detalhado demonstra que as aparências são totalmente distintas. O teto e o vidro traseiro possuem dupla ondulação e misturam-se de forma que, a distância parecam uma peça única, acoplados entre os arcos em alumínio. Uma versão especial com o teto também em vidro, como ocorre no 307 SW, seria uma boa pedida.

DA ÁUSTRIA PARA O MUNDO

O RCZ é montado pela conceituada Magna Steyr, uma empresa independente e responsável pelo desenvolvimento de tecnologias, peças e ainda montagem de automóveis. Alguns exemplos incluem o desenvolvimento do sistema 4Matic (sistema de tração nas quatro rodas da Mercedes-Benz), montagem de veículos como o BMW X3 e Aston Martin Rapide, e o fornecimento de peças para veículos no mundo todo, que incluem o Volkswagen Gol e Fiat Palio.

Voltando ao carro da nossa matéria, desde o início das vendas em maio de 2010, já foram comercializados mais de 30 mil unidades do modelo em mais de 80 países. No Brasil, a projeção de vendas da Peugeot é modesta, cerca de 20 unidades por mês, agregando ao RCZ uma certa exclusividade nas ruas.

MOTOR E PERFORMANCE

Assim como a montagem do RCZ, o motor também é bastante curioso. Das três versões de motor disponíveis para o modelo, duas delas são fabricadas através de uma joint-venture com a BMW, sob o codinome Prince. O motor de última geração foi criado através de uma união entre o motor Tritec da BMW (fabricado no Paraná) e o motor TU do Grupo PSA (Peugeot-Citroen). Algumas tecnologias empregadadas incluem o sistema de válvulas variáveis Valvetronic, criado pela BMW, e injeção direta de combustível.

No Brasil, apenas a versão 1.6 litros THP156 (Turbo High Pressure) é disponibilizada e possui 165 cv de potência. O torque de 24,5 m.kgf, está disponível a partir dos 1400 RPM.

Aliado ao peso de 1372 kg, uma excelente aerodinâmica e câmbio automático de 6 velocidades, o Peugeot RCZ acelera de 0-100 km/h em apenas 8.4 segundos e chega aos 213 km/h de velocidade máxima.

CONFORTO E ITENS DE SÉRIE

Na minha opinião, é no interior que estão maiores destaques do RCZ. O habitáculo, por exemplo, demonstra a qualidade do veículo por ser inteiro forrado em couro, assim como acontece em modelos de prestígio. Um relógio analógico no painel central e o uso de materiais nobres no acabamento também passam uma boa sensação de conforto e satisfação de estar a bordo.

Alguns itens de série do modelo incluem bancos esportivos com regulagem elétrica, memória e aquecimento; ar-condicionado digital dual-zone; airbags frontais e laterais; aerofólio com acionamento manual ou automático; faróis de xenon direcionáveis e com lavador; sistema de som JBL; aros 18 e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro. Como opcionais são oferecidos aros 19 e capas do retrovisor em fibra de carbono.

Já no quesito segurança, o RCZ conta com controle de tração (ASR), controle de estabilidade (ESP), freios ABS com distribuição de frenagem e auxílio em frenagem de emergência (AFU).

O porta-malas é generoso para um cupê, possui capacidade para 321 litros e pode chegar aos 639 litros rebatendo os bancos traseiros. Como pode ser visto nas fotos abaixo, conta com uma rede para segurar pequenos objetos.

CORES E GARANTIA

O modelo está disponível em quatro cores metálicas (Azul Tuanake, Cinza Sidobre, Preto Perla Nera e Vermelho Tourmaline) e uma cor perolizada (Branco Nacre). A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, e as revisões são todas fixas.


Gostaria de finalizar agradecendo a toda a equipe da Mont Blanc Peugeot, localizada em Florianópolis/SC, pelo excelente atendimento e por ter cedido seu espaço para a realização desta matéria. Aos cidadãos florianópolitanos, a equipe da Mont Blanc lhes aguarda para conhecer pessoalmente o Peugeot RCZ.



Foto do autor

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em julho de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

Veja outros textos e fotos por Guilherme Nascimento

Receba o proximo artigo diretamente em seu email.

Comentarios

32 comentarios sobre “Peugeot RCZ”

  1. Belo ensaio fotográfico!

    Posted by Alexandre Pinho | October 27, 2011, 7:28 pm
  2. parabéns pelas excelentes fotos!!
    O carro é show!!
    A tração é dianteira ou traseira??

    Posted by Fabricio | October 27, 2011, 7:36 pm
  3. Olá Fabricio, a tração é dianteira.
    Obrigado pela pergunta.

    Abraço

    Posted by Guilherme Nascimento | October 27, 2011, 7:38 pm
  4. Já ví e entrei no carro na concessionária e gostei bastante, mas jamais compraria um. Belíssima matéria e fotos!

    Posted by Murilo | October 27, 2011, 8:05 pm
  5. Na minha opinião chama mais atenção do que o Audi TT.

    Belas fotos Guilherme.

    Posted by Esmael Mendes | October 27, 2011, 8:17 pm
  6. vi um desse ja realmente e um carro muito bonito, parabens pelas fotos ficaram otimas

    Posted by Lucas Cottorello Fonseca | October 27, 2011, 8:33 pm
  7. Tudo bem que é o primeiro carro desse tipo pra marca mas entrar pra perder feio é broxante.

    1372kg é muito prum coupe e 165cv é pouco prum esportivo. Isso resulta numa relacao peso-potencia de 8.32kg/cv, muito alta prum carro de 140k! Um Astra atual tem 8.43 e tambem chega a 213km/h. Nao preciso nem citar carros da metade do valor bem mais interessantes do que esse…

    Imcomprável. Serei obrigado a rir toda vez q vir 1 dos 20/mes rodando pela rua…

    Posted by Eduardo Rimoli | October 27, 2011, 8:34 pm
  8. O carro é legal sim, uma opção a mais que temos no mercado brasileiro e possui um visual bem bacana…..esses bancos são show de bola!!!

    Quem sabe não apareça logo uma versão cabrio…..aí sim hein…rsrsrs….(preciso comprar um conversível, e logo…kkkk)

    Guilherme, mais uma vez o ensaio ficou show, as fotos ficaram ótimas, inclsive a que vc está jogado no chão……kkkkkkkkkkk

    Parabéns ao pessoal da Mont Blanc também por ter cedido o espaço e o carro, atitudes como estas é que fazem com que a informação chegue até nós. Que venham os próximos!!!

    Abraços e boa noite galera.

    Posted by Eduardo Fonseca | October 27, 2011, 8:56 pm
  9. Há 3 meses atrás vi esse carro rodando na Argentina. Aliás ele faz parte de uma série de carros que chegam primeiro lá e depois de meses começam a vende por aqui(quando chegam). Fora esse, por lá ja tinha GM Cruze, hyundai Genesis, New fiesta hatch, Peugeot 207 RC, Renault Koleos, ford new mondeo, ford Kuga, dentre outros!!!

    Posted by Leonardo Reis | October 27, 2011, 9:12 pm
  10. Esse Audi TT ano 2000/2000 continua bonito, hein. Tunado pela Pegeout ficou bem legal.

    Posted by dj stig | October 27, 2011, 9:21 pm
  11. Provocações a parte, esses bancos ficaram um espetáculo. Parabéns pelos detalhes das fotos e da matéria.

    Posted by dj stig | October 27, 2011, 9:23 pm
  12. Esse carro merecia ser conversivel, e deveria custar no máximo uns 90mil que ainda seria bem car,ffico com um Mini JCW sem pensar nem 2 vezes!

    140 mil num carro frânces com volante de 206, nem na bala!

    Posted by Alex Herrera | October 27, 2011, 10:12 pm
  13. Fiquei tão nervoso com esse carro, que esqueci de comentar o belissimo ensaio e materia!

    Só mais uma obs: sem comandos no volante e sem central multimidia? Hahaha

    Posted by Alex Herrera | October 27, 2011, 10:26 pm
  14. É, o desenho é legal, moderno e lembra muito um audi TT, mas nem o preço nem a potencia impressionam. Se fosse um pouco mais potente, ou um pouco mais barato seria mais interessante.
    Abraços

    Posted by Henrico Sene Pinto | October 27, 2011, 10:54 pm
  15. para quem entende de design sabe que nao tem nada a ver com o tt,,,,no brasil todo mundo coloca defeito no que nao se pode ter,
    se tivesse o emblema ferrari nele todos achariam o mais belo do mundo,,,
    nao sou muito fã da peugeot mas esse carro e lindo
    parabens equipe no trãnsito…

    Posted by marcus paulo | October 27, 2011, 11:28 pm
  16. so esse painel que deveria ter mais vida e nao parecer tao peugeot

    Posted by Vinicius | October 28, 2011, 12:10 am
  17. Marcus, não precisa entender de design pra ver que ele parece sim com o TT. falar que nao tem NADA a ver é sacanagem. Sendo que na europa, eles são quase concorrentes, pois os preços são proximos

    http://www.topcar.co.za/road-tests/comparisons/peugeot-rcz-vs-audi-tt

    http://www.caradvice.com.au/98284/audi-tt-vs-peugeot-rcz-european-22-comparison/

    http://carscoop.blogspot.com/2009/08/peugeot-rcz-coupe-officially-revealed.htm

    Abraço

    Posted by Henrico Sene Pinto | October 28, 2011, 12:18 am
  18. Excelente fotos…
    O carro é lindo, se eu tivesse condições(R$) hoje eu compraria um.

    Posted by Valdo | October 28, 2011, 8:17 am
  19. Carro bem feminino. É mais um carrino para cabelereiros…
    Nada contra, mas brasileiro compra peujeot 206, corsa, ka, gol, beatle, punto, audi tt, fiat 500 e afins… Brasileiro se acostumou com isso, que nem desconfia que são carros pra mulher.

    Posted by Fernando Vasserstein | October 28, 2011, 10:11 am
  20. Perfeito! só faltou um volante massa ne

    Posted by Guilherme Maia | October 28, 2011, 12:51 pm
  21. adorei o carro fiz um test drive e fiz pedido de um vermelho,,,henrico obrigado pela aula de design so espero q na rua o pessoal nao confunda meu carro com ferrari
    abçs,,,
    parabens no transito mais uma vez adorei o carro

    Posted by marcus paulo | October 28, 2011, 9:47 pm
  22. Oi Guilherme tudo bem? Estou interessado em comprar o RCZ porém nas concessionárias aqui do RS só tem o modelo na cor preta. Você que esteve ai na concessionária em Floripa saberia me dizer que tem outra cor a pronta entrega? Obrigado

    Posted by Paulo | October 29, 2011, 5:06 pm
  23. E ai Paulo, tudo ótimo e você?

    Vou verificar com eles na segunda-feira e lhe respondo, ok?
    Abraço!

    Posted by Guilherme Nascimento | October 29, 2011, 8:42 pm
  24. Marcus, legal q vai pegar um! mas vermelho o pessoal vai confundi com ferrari sim viu…hehehe ja vi gente falando ”olha a ferrari”, pra um eclipse vermelho…hahahahha

    Abraço

    Posted by Henrico Sene Pinto | October 29, 2011, 10:18 pm
  25. ja que nao comprei ferrari ainda neh fazer o q mas ta bom pelo menos vao confundir,paulo outra cor vc devera fazer pedido se nao tiver ai,,,
    abraço…

    Posted by marcus paulo | October 30, 2011, 12:21 am
  26. Na Europa esse carro tem opção de 200cv e cambio manual, essa versão que devia vir ao Brasil. Na Argentina, Chile, Uruguay, México e Peru vende o de 200cv com manual de 6 marchas. O Brasil é o único pais da América Latina que vende o de 165cv com automático.

    Posted by Eric | October 30, 2011, 8:53 pm
  27. Lindo Peugeot, talvez realmente não seja a melhor opção em relação de esportivos, convenhamos 408 esta muito parecido kkkk

    Posted by Willian | October 31, 2011, 12:11 pm
  28. Gostei muito, é um carro bonito. Até gostaria de substituir o meu ADVENTURE por um deste, mas me disseram que os motores dos carros da PEUGEOUT são todos brindados, somente a consecionária tem ferramentas adequadadas para os consertos. Sendo assim nenhuma outra oficina teria condições em consertar futuros defeitos. Gostaria de saber se é verdade.

    Posted by orlando julio | October 31, 2011, 4:12 pm
  29. As concessionarias aqui de Porto Alegre estão praticando o preço de R$ 149.900 pelo carro, sendo que a tabela sugerida pela peugeot no site da marca é R$ 129.900 o lance é esperar passar o furor do lançamento e economizar bons R$ 30.000. A única coisa que não consigo entender é o carro topo de linha da Peugeot não vir com GPS integrado ao painel, que é vendido na Europa e colocaram no lugar essa telinha de computador de bordo que é a mesma do 206. Bola fora

    Posted by Adriano | November 1, 2011, 9:41 am
  30. Ops que dizer diferença de R$ 20.000 corrige ai pra mim por favor Guilherme. Obrigado curto muito teu blog.

    Posted by Adriano | November 1, 2011, 9:42 am
  31. Pesoal, fui ver o carro, fala sério, é lindo ! Custa 140.000,00 e nesta faixa de preço, qual coupe vc compra ? Brasileiro só pensa em Motor. Lembro quango lançou o A3 Turbo 150CV, nossa, era o carro mais esporte e desejado….

    O Carro tem design mais atraente que TT, o acabamento achei muito bom para veículo nest faixa de preço (Claro que em veículos de 200.000,00, queremos algo a maps…)

    E o motor, o mesmo usado do Mini Cooper, é mais sue consagrado, apneas com uma calibragem inferior. Nada que 1.500,00 não resolve na NascarRacing para elevar para 195cv…

    Abcs

    Posted by Henrique | January 15, 2012, 1:19 am
  32. O carro é lindo o design maravilhoso é triste ver as pessoas que não podem comprar criticando a potência e dizendo q não vale, o carro tem 165 cv e custa 129 mil o audi TT tem 200 cv e custa 200 mil é uma diferença de 70 mil acredito que a maioria não anda nem num carro desse valor portanto vão trabalhar para ver se um dia chegam lá!

    Posted by Paulo Rogério | January 25, 2012, 10:10 pm

Comente

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.