Confira aqui o regulamento do Concurso de Fotografia Automotiva 2012
Powered by MaxBlogPress  

// Home » Fotos » 'FORD' » Ford GT

'FORD'

Ford GT


Gostou deste artigo? Compartilhe!


Fotos: Junior Behrens

Depois de postar uma dose dupla de Audi R8, vamos postar um carro ainda mais exclusivo. As fotos foram feitas pelo nosso fotógrafo Junior Behrens diretamente de Brasília. A propósito, este exemplar da foto pertence ao Nelson Piquet. Bem que ele poderia acessar o site e nos ceder por uma tarde para fazermos uma matéria completa. Hein Nelson?

Ford GT40 – A Lenda das pistas

A história começa no início dos anos 60 e o figurante é Henry Ford II, neto do fundador da Ford. Ele estava disposto a colocar a Ford no automobilismo com a missão de vencer as 24 horas de Le Mans. Naquela época, a Ferrari dominava as pistas. Ninguém acreditava que uma iniciante conseguiria vencer o atual fenômeno, ainda mais uma marca americana.

Para competir sériamente, a Ford precisava urgente de um carro com motor central que chegasse aos 320km/h e mantesse uma média de 200km/h por volta. Sem muitas alternativas, eles fizeram uma proposta de compra da Ferrari por US$18 milhões. Tudo parecia acertado, até que Enzo Ferrari exigiu continuar operando a empresa após a venda, o que foi imediatamente negado pela Ford. A negociação foi por água abaixo, pois Enzo não estava mais disposto a vender sua empresa, deixando Henry Ford II furioso.

A Ford neste ponto não queria apenas vencer as 24 Horas de Le Mans, mas também dar um troco em Enzo Ferrari pelo “papelão” nas negociações. Foi a partir daí que nasceu o Ford GT40. (Iremos deixar a história completa do Ford GT40 para outra oportunidade)

Na sua estréia na pista, o GT40 conseguiu os três primeiros lugares nas 24 horas de Le Mans. Ato digno de filme. Imaginem a cara que Enzo Ferrari ficou…

Ford GT – Revivendo a lenda

Em comemoração ao centenário da marca, o Ford GT foi criado inicialmente como um carro conceito, e devido ao enorme sucesso, foi trazido para produção em edição limitada entre 2003 e 2006.

O Ford GT está equipado com um motor 5.4 litros que geram 550cv de potência e um torque de 680Nm. Potência que leva o carro de 0-100km/h em apenas 3.8 segundos, podendo chegar aos 341km/h (Limitado eletronicamente).

Mais uma vez a Ford mostrou a Ferrari que é capaz de construir carros que podem ser superiores quando se trata de performance, só que desta vez um título de campeonato não está em jogo.

O supercarro é construido de uma forma especial: A pintura fica por conta da Saleen (Fabricante de veículos de alta-performance). Já o motor e câmbio são montados pela SVT (Special Vehicle Team – Divisão da Ford responsável pelos carros de alta-performance). O veículo ainda possui freios Brembo. (Marca de freios que equipa alguns dos melhores carros do mundo).

Um total de 4038 Ford GT foram fabricados. Cerca de meia dúzia estão no Brasil.



Foto do autor

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em julho de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

Veja outros textos e fotos por Guilherme Nascimento

Receba o proximo artigo diretamente em seu email.

Comentarios

17 comentarios sobre “Ford GT”

  1. Que fotos são essas??!!
    perfeitas.
    Sinto falta de dois carros aqui:
    Série 3 e MB CLS

    Posted by Bavecch | June 29, 2009, 7:54 pm
  2. Opa, curti, tava faltando algo diferente no blog.

    Quanto vale um Ford GT?

    Posted by Victor BM | June 29, 2009, 8:07 pm
  3. Belo carro. A cara do Enzo não deve ter sido nada boa mesmo.

    Posted by Beatriz | June 29, 2009, 8:25 pm
  4. Ford GT *.*
    Meu sonho!!
    Tem outro no brasil (inclusive saiu na Fullpower ano passado) preparado nos EUA, com 1000 cv!
    Imagina a velocidade final desta coisa =O
    Nos Need For Speed, um Ford GT altamente preparado, da 400 km/h de final FACIL!
    Quem me dera ter um desses =D

    Posted by Vítor Corrêa | June 29, 2009, 8:54 pm
  5. Noosa muito Exclussivo
    sou daqui de brasilia e ja vi ele em um shopping daqui.

    Posted by Charles Abreu | June 29, 2009, 9:00 pm
  6. Sencacional lindo esse carro tenho uma quatro rodas em que compararam ele com uma 360 modena a ferrari apanhou feio do ford.E parabens peals fotos cada ves melhores abracos.

    Posted by Bruno vinicius | June 29, 2009, 10:51 pm
  7. Lindo carro. Parabéns pelas fotos! O colorido ficou sensacional.

    Posted by Renan | June 29, 2009, 11:10 pm
  8. Pra ninguém botar defeito!!! Já comentei tudo que podia no seu Flick, Junior! Vou deixar os elogios por parte dos milhares de leitores…

    PS: Esse carro foi desenvolvido com um objetivo quase que único, superar a 360 Modena. Só não se animem muito com isso, pois a 360 foi lançada bem antes, com produção entre 1999–2005. Em termos de motor, comparamos um V8 naturalmente aspirado de 3.6L contra um V8 Supercharged de 5.4L.

    Posted by Eduardo Rimoli | June 29, 2009, 11:28 pm
  9. parabens pelas fotos do interior, tao fantásticas!

    Posted by Ingreis | June 30, 2009, 12:01 am
  10. Agora queria ver uma comparação Ford GT x 430 Scuderia…360 e seus 400 cv não dava mesmo rs.
    Belas fotos…o carro dispensa comentários…um mito! Agora, a quinta foto ficou realmente profissional cara.

    Posted by RTP | June 30, 2009, 9:45 am
  11. é isso ai sempre privando pela qualidade, tava faltando uma materia assim, parabéns pelas fotos…abraço
    paz

    Posted by Victor Sanna | June 30, 2009, 11:51 am
  12. Bom Guilherme, o carro apesar de eu não gostar muito, é fera.

    Agora essas fotos ficaram sensacionais! Trabalho de profissional! Concordo com nosso amigo RTP, a quinta foto….

    Párabens Guilherme, párabens !

    Posted by Lucas Brunckhorst | June 30, 2009, 12:56 pm
  13. Ps: O carro está em perfeito estado! Muito bem cuidado!

    Quanto que custa um desses?

    Abraço à todos!

    Posted by Lucas Brunckhorst | June 30, 2009, 12:57 pm
  14. :O Que fotos lindas!

    Posted by Marcus | June 30, 2009, 3:39 pm
  15. [...] de vencer as 24 horas de Le Mans. Naquela época, a Ferrari dominava as … fique por dentro clique aqui. Fonte: [...]

    Posted by Fique por dentro Ford » Blog Archive » No Trânsito | Ford GT | July 24, 2009, 12:50 pm
  16. Pessoal, segundo um amigão meu que mora em Brasilia, esse exemplar vermelho ai das fotos é do Emerson Fittipaldi!!!!
    Aqui em Campinas há um semelhante, de mesma cor, que pode ser dos Negrão ou de um abonado de Itatiba.

    Posted by Faustão | November 25, 2010, 7:36 am
  17. Só de olhar pro carro você ja vê que é uma lenda das pistas.
    come poeira Ferrari

    Posted by Yuri | April 27, 2011, 4:20 pm

Comente

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.